Aumenta o número de casos de Varicela (Catapora) no município de Glória, alerta Secretaria de Saúde

chesf1-28Quem tem filhos pequenos deve ficar atento aos casos de Catapora que já atinge o município nas últimas semanas. Segundo Letys Amônica, Coordenadora da Epidemiologia do município, o aumento no número de casos é comum nesta época de troca de estação e, por isto, os pais precisam ficar atentos ao surgimento dos primeiros sintomas da doença, também conhecida como varicela. A catapora é altamente contagiosa e, em 99% dos casos, evolui bem e está curada em uma semana.

De acordo com Coordenadora da Epidemiologia de Glória, a doença pode ser facilmente diagnosticada a partir do surgimento de bolhas de água na pele, que coçam muito e se transformam nas famosas feridinhas vermelhas. A doença também pode vir acompanhada de febre, coceira, falta de apetite e vômitos.

A doença é muito contagiosa e que a disseminação ocorre com frequência em ambientes como escolas e creches. “O mais importante é que, detectadas as primeiras bolhas, a criança seja submetida a um tipo de isolamento, longe da escola, para evitar que outras pessoas sejam contaminadas”, orienta, ao lembrar que, ao contrário da crença popular, a doença é mais contagiosa justamente na fase inicial. “A contaminação existe enquanto há bolhas depois que elas estouram e secam não há mais risco de transmissão e a criança pode retornar ao convívio escolar e social”, garante.

O tratamento, geralmente, é feito apenas para amenizar os sintomas, como febre e prurido (coceira). Na maior parte dos casos, a doença evolui bem e está curada em uma semana, mas há casos mais graves em que pode até provocar a morte.

A vacinação contra a varicela (catapora) já está disponibilizada a partir dos 15 meses de vida até 4 anos,11 meses e 29 dias desde 2013 em todos os Postos de Saúde.

 

Fonte: PA4.com.br

Os comentários estão desabilitados!

Imagens

Todos direitos reservados ao Portal Quixaba @2014 HS Dising