Descubra o momento correto de trocar o filtro do ar condicionado do seu veículo

Essa é uma das dúvidas mais comuns de donos de carros, e você vê a resposta aqui!

O ar condicionado se tornou um acessório básico e indispensável de qualquer carro nacional. Afinal, país tropical que o é, o verão do Brasil é exigente, mesmo em regiões um pouco mais moderadas. Tanto calor pede que o veículo nos dê o máximo de conforto possível, não é mesmo?

Que o ar condicionado é de uma importância sem igual e cada vez maior, ninguém discorda. Mas existe uma peça dele que causa uma série de dúvidas de todos os donos. Estamos falando do famoso filtro do ar condicionado.

Quando que ele precisa de manutenção? Para que serve? O que acontece se não trocar? Veja aqui com a gente a resposta para essas dúvidas e descubra tudo o que você precisa saber sobre sobre o filtro do ar condicionado hoje.

O que é o filtro do ar condicionado

Imagem: Wikimedia

Antes de qualquer outra coisa, é bom ter uma noção do que exatamente é o filtro do ar condicionado. Parte essencial de qualquer aparelho do tipo — não apenas dos condicionadores de ar de automóveis —, o filtro é uma peça que garante o fluxo de ar correto.

A ideia é evitar o desgaste do equipamento e que o sistema tenha qualquer sobrecarga. No caso dos carros, a boa manutenção do filtro de ar condicionado garante que não aconteça uma deterioração de componentes do motor, como os pistões ou a biela.

Um jeito de fácil de entender a necessidade do filtro de ar é pensá-lo como o nosso nariz. Ambos servem para evitar que impurezas passem enquanto puxam o ar externo e atrapalhem nosso sistema.

Como funciona o filtro do ar condicionado

O filtro age como uma barreira para impurezas do ar. Essa peça sanfonada faz com que as partículas mais pesadas sejam retidas, ficando presas ao fundo. Enquanto isso, o ar purificado consegue atravessar, garantindo uma boa regulagem de temperatura e uma qualidade melhor de respiração mesmo com os vidros fechados.

Qualquer partícula que tenha mais do que 1 mícron (unidade de medida usada) é retida pelo filtro. Para uma noção de escala, 1 mícron é equivalente a 0,001 milímetro. Um grão de areia teria algo equivalente a 200 mícrons, enquanto um grão de talco algo em torno de 15. Ambos são retidos facilmente por um filtro com boa manutenção.

Qual é o momento certo de trocar o filtro do ar condicionado

Agora que você já sabe como o filtro de ar condicionado de um veículo funciona e qual a sua necessidade, está na hora de saber qual é o momento correto para fazer a sua manutenção.

A maioria dos fabricantes coloca que a troca precisa ser feita a cada 10 mil km rodados e, no mínimo, uma vez por ano. Já especialistas recomendam a manutenção a cada 6 meses, em média, para que a qualidade do ar esteja sempre impecável.

Digamos que você tenha um Veloster e rode esses 10 mil km necessários para a troca do filtro em um período de 2 ou 3 meses, qual das recomendações é melhor seguir? Bom, tente sempre manter a manutenção em dia seguindo a regra do fabricante. Porém, nesse caso, não deixe de cumprir o prazo máximo de 6 meses antes de uma troca.

Por se tratar de um item de custo baixo, é muito interessante cumprir os prazos. Ainda mais pelo fato de que uma má manutenção pode causar prejuízos bem mais graves.

Descobriu aqui conosco qual é o momento certo de trocar o filtro do ar condicionado? Conhece mais pessoas que também têm essa mesma dúvida? Portanto, não deixe de compartilhar esse texto no seu grupo e nas suas redes sociais para que todos possam ter essa informação também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *